mostra

“Ognuno il suo stile… l’arte e le sue forme”o Centro Cultural Correios acolhe a exposição internacional organizada pela Tartaglia Arte em Roma

A organização artística Tartaglia Arte – Roma e  Centro Cultural Correios tem o prazer de convidar para a abertura da Exposição “ Ognuno il suo stile – La arte e le sue forma ” (Cada um no seu Estilo-A Arte e a sua forma), dia cinco de dezembro próximo, no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro.

Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro

Ao se tratar de uma amostra internacional, nada mais simbólico que reunir esse time de artistas nos Correios. Acreditamos, que, ninguém há de opor-se à ideia que essa instituição representa historicamente um dos arautos do processo de globalização, que, hoje é algo intimamente relacionado ao cotidiano de qualquer cidadão, afinal, mesmo o mais simples indivíduo tem acesso a um celular conectado à internet.

A mostra reúne 30 artistas de arte visual e performances diferentes em datas estabelecidas, embora predomine a nacionalidade italiana e brasileira, inclui representantes da Argentina, Portugal e Moçambique. Como o título da exposição sugere várias formas expressão, entre elas a pintura, a escultura a fotografia o vídeo e a instalação apresentam a individualidade de cada artista, cada um com sua técnica, experiência e linha de pesquisa.

Trata-se da nona edição de um evento internacional que nasceu em Roma em 2011. Além da Itália, já teve mostras na França, China e volta ao Brasil pela segunda vez.

uma das salas de exposições Correios

Os contrastes e as oposições apresentadas por obras originais, produzidas  especialmente para evento, curiosamente representam a unidade da coleção. Uma das características da Pós Modernidade é a fragmentação da realidade, realidade essa, que afirmam os filósofos, só existe enquanto concebida. Porém, essa realidade fragmentada, faz parte de uma totalidade ou unidade, utópica para alguns, isso é verdade, porém não menos real.

Nessa orientação, um dos elementos que norteou a criação do projeto foi a possibilidade do acervo reunido ser acessível on line, e cada espectador possuir o direito de eleger qual a sua obra preferida. Porém, o Centro Cultural dos Correios e a La Tartaglia Arte, esperam que o púbico não se contente apenas em fazer uma visita  virtual e não abrem mão de sua presença física na amostra.

Os artistas presentes::

mostra do período:  5 dezembro a 20 de jeneiro – entrada franca

Performance no programa: dia 5 dezembro, Clarice Magalhāes  – Tum tà que tà , orquestra de pandeiros

dia 9 dezembro, h17, Franco Kuster – Padrões, segredos do universo onirico e multicor

Sede: Centro Cultural Correios di Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaborai, 20 centro RJ

Produção: Organizzazione Artistica Tartaglia Arte

Apoio: Centro Cultural Correios, Ambasciata d’Italia in Brasilia, Istituto italiano di Cultura, CIB Centro Italo Brasileiro

partnership: Zoe Bistrò

Rispondi